Os elevadores de carga são meios de transportes que precisam oferecer resistência e qualidade, afinal, através desses equipamentos, materiais são movimentados diariamente atendendo as mais diversas necessidades. Diferente daqueles desenvolvidos para o transporte humano, esses elevadores precisam ser resistentes e adequados ao tipo de carga e de transporte para os quais foram dimensionados, atendendo as normas técnicas da ABNT, garantindo segurança e praticidade.
São encontrados em instalações de empresas que atuam nos mais diversos segmentos, dos quais se destacam: indústrias, armazéns, centros comerciais, estacionamentos, supermercados, entre outros. Não é difícil compreender a necessidade desse tipo de transporte para empresas que possuem espaços que vão além do térreo. Todo o trabalho de movimentação das mercadorias é agilizado, pois são evitados os esforços e as dificuldades existentes na realização do transporte dos itens através das escadas. Isso implica diminuir as possibilidades de acidentes envolvendo quedas e prejuízos materiais, como garante a segurança dos próprios colaboradores com relação a lesões provocadas pelo esforço físico.
Além disso, pode-se otimizar os espaços, aproveitando os ambientes para o armazenamento de mercadorias, mesmo quando esses locais ficam no subsolo ou em andares superiores. Ao instalar um elevador de carga na sua empresa, você está optando por um equipamento com ótima capacidade de transporte, investindo na saúde de sua equipe, contribuindo para o seu bem-estar e garantindo a agilidade no atendimento aos clientes.
Os elevadores de carga são divididos em três tipos:
Classe A – são conhecidos como elevadores de serviço, onde a capacidade não pode exceder 25% da carga nominal do elevador. O carregamento não pode ser feito através de empilhadeiras motorizadas, portanto, é muito utilizado nos ambientes comerciais e empresas prestadoras de serviços.
Classe B – destinado ao transporte de veículos. São bastante comuns em estacionamentos e podem transportar veículos de passageiros e caminhões.
Classe C – onde as cargas são movimentadas através de empilhadeiras motorizadas que não podem exceder 50% da carga nominal do equipamento.
Independente do uso e do modelo a ser adotado para os elevadores de carga, deve-se sempre contar com uma empresa especializada que possa manter esses equipamentos nas condições ideais de funcionamento.