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Entenda tudo sobre o funcionamento e os componentes de um elevador de carga

Os elevadores de carga são meios de transportes que precisam oferecer resistência e qualidade, afinal, através desses equipamentos, materiais são movimentados diariamente atendendo as mais diversas necessidades. Diferente daqueles desenvolvidos para o transporte humano, esses elevadores precisam ser resistentes e adequados ao tipo de carga e de transporte para os quais foram dimensionados, além de atenderem a legislação vigente.

Sua utilização é comum em fábricas, centros comerciais, armazéns e empresas de construção civil, onde há a necessidade de transportar essas cargas de um patamar para outro. De forma simples, os elevadores de carga são equipamentos mais robustos, com grande qualidade e capacidade de transporte. Eles são projetados e fabricados de acordo com as normas de segurança determinadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e legislações de cada local.

Alguns desses equipamentos são projetados sob medida para atender determinada demanda, enquanto outros possuem formatos e características padrões. O tamanho do elevador depende do que ele carrega, bem como de quantos itens precisam ser transportados de uma vez.

O funcionamento do elevador de carga varia de acordo com o mecanismo utilizado, podendo ser um sistema elétrico ou hidráulico. Na maioria dos casos, o elevador de carga conta com uma casa de máquinas e um poço, que dão mais segurança para esse equipamento. Mas de forma resumida, o sistema utilizado no elevador em questão é responsável por elevar a cabine ou plataforma de carga de um patamar a outro, através de uma caixa de corrida por onde passam diversos cabos de energia e de tração.

Componentes do elevador

Cabina: é montada sobre uma plataforma, em uma armação de aço constituída por duas longarinas fixadas em cabeçotes (superior e inferior).

Contrapeso: é uma armação metálica formada por duas longarinas e dois cabeçotes, onde são fixados pesos, de tal forma que todo o conjunto tenha peso total igual ao do carro acrescido de 40 a 50% da capacidade licenciada.

Quadro de comando: é considerado o cérebro do elevador. Isso porque é ele quem processa todos os comandos emitidos pelos passageiros, seja nos pavimentos ou dentro dos elevadores. Ao apertar um botão, o quadro envia um sinal à máquina de tração, indicando qual movimento deve ser executado.

Guias: são fixadas em suportes de aço, os quais são chumbados em vigas, de concreto ou de aço, na caixa de corrida.

Carro: o carro e o contrapeso são suspensos por cabos de aço que passam por uma polia. Logo que é instalada no eixo da máquina de tração e localizada na casa de máquinas. O movimento de subida e descida do carro e do contrapeso é feito pela máquina de tração.

Freios: a parada final é possibilitada pela ação de um freio instalado na máquina de tração. Além desse freio normal, o elevador é dotado também de um freio de segurança para situações de emergência.

Limitador de Velocidade: é um dispositivo montado no piso da casa de máquinas, constituído basicamente de polia, cabo de aço e interruptor. Assim sendo, quando a velocidade do carro ultrapassa um limite pré-estabelecido, o limitador aciona mecanicamente o freio de segurança e desliga o motor da máquina de tração do elevador.

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