Plataformas Niveladoras de Doca (PND) foram desenvolvidas para utilização em docas de carga e descarga, servindo de ponte entre a doca de concreto e o piso da carroceria do veículo, oscilando para compensar a variação da altura do piso da carroceria durante a operação e permitindo o acesso de carrinhos, paleteiras, empilhadeiras e outros, para possibilitar, agilizar e tornar segura a operação de carga e descarga.
Com a PND é possível diminuir, consideravelmente, os riscos de acidentes com os colaboradores e reduzir o dano dos materiais por quedas. A utilização da niveladora de doca otimiza o tempo do processo de carga e descarga de materiais sem prejudicar a segurança da operação.
Atualmente, existem diversos tipos de niveladora de doca, cada uma com a sua utilidade e configuração de instalação. Os modelos de niveladora de doca possuem capacidades de carga que variam de 1000 até 15000 kg. Os principais modelos são as niveladoras de doca embutida ou de embutir e as niveladoras de doca avançada ou frontal. Ambas possuem variações como, por exemplo, eletro-hidráulica ou manual mecânica.
Para determinar a escolha da melhor plataforma de doca é necessário também determinar quais caminhões irão carregar ou descarregar na doca, pois, pelo fato de caminhões terem alturas variadas, é fundamental saber quais modelos serão utilizados. Esta informação possibilita calcular o comprimento correto de uma plataforma de doca, pois a combinação da variação dos veículos que irão operar na doca e o tipo de equipamento que transitará sobre a plataforma de doca resultam no equipamento mais adequado para a operação, além da altura de doca que o cliente possui no local.
É importante também observar que a definição da melhor plataforma de doca passa por outras avaliações como a necessidade de segurança envolvida na operação, a exposição a situações de alta corrosão do aço carbono como, câmaras frias, locais de alta concentração de sal, ou produtos corrosivos ao aço carbono. Para estas situações fornecemos niveladoras galvanizadas ou com pinturas especiais, que exercem uma proteção química ao aço carbono contra a corrosão, além disso é necessário definir se o modelo indicado para a operação é do tipo frontal ou embutido.
A Artama atua no segmento de movimentação, armazenagem e ergonomia, modelando soluções de racionalização de tempos e minimização da fadiga nos postos de trabalho. A empresa iniciou suas atividades em 1966 e hoje conta com parque fabril de 3.400m² em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.